Gestão de pessoas nas organizações
reginaldo barbosa fernandes de moura
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL:
A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
Sete Lagoas
2012
reginaldo barbosa fernandes moura
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL:
A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Tecorias da Administração, Análise Econômica Social, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais.
Profs. Ulysses Januzzi, Joenice Leandro Diniz, Henry Nonaka e Elisete Alice Zanpronio de Oliveira
Sete Lagoas
2012
1 INTRODUÇÃO
A Administração de Recursos Humanos é uma área extremamente sensível a mentalidade que predomina as organizações. Depende da cultura das organizações e da estrutura organizacional encontrada.
Se tratando de uma época em que as incertezas, restrições, os problemas e ameças juntas das dificuldades ligadas diretamente aos temores da economia inflação, recessão e desemprego, a administração das organizações tornam-se cada vez mais complexas, completas e desafiantes.
É dessa forma que o RH nas suas épocas de baixa é a área da empresa mais sacrificada. É notorio que as empresas fazem suas economias e reduzem gastos para salvar seus resultados e manter os baixos custos, o que muitas vezes está diretamente ligado ao descontrole organizacional. Ao utilizar-se desse meio a empresa coloca todo seu futuro em jogo e deixa seu RH completamente desestruturado.
Por essas e outras o RH está passando por grandes mudanças e inovações. Com crescente globalização e forte concorrencia mundial as ordens passam a ser produtividade, qualidade e competitividade. Nesse contexto as pessoas deixam de ser o problema das organizações para ser a solução dos