As palavras
"Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua.
Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda sociedade humana."
Michel de Montaigne
Resolvi escolher esta citação de Michel Montaigne como epígrafe do meu trabalho relativo à temática das Palavras devido ao facto da citação de Michel Montaigne ser interessante, na medida em que não só aborda as palavras como também a sociedade humana, abrangendo dois dos pontos essenciais deste trabalho. Para se construir um bom trabalho é necessário realizar uma pesquisa rigorosa face às palavras e ao seu sentido, assim como na vida também é necessário saber utilizar bem as palavras, na medida de estabelecer relações e de fazer prevalecer a razão através do discurso. Por outro lado, Michel Montaigne foca-se no facto de ser essencial honrar o que se é dito e não dizer as coisas apenas por dizer. “Por isso, aquele que quebra a sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana”. Considerei esta frase deveras interessante porque nos leva a questionar e reflectir até que ponto a veracidade do nosso discurso, das nossas palavras e respectiva adequação às situações, pode influenciar, alternar, ou reedificar o rumo que a vida toma.
Poemas
AS PALAVRAS
São como um cristal, as palavras.
Algumas, um punhal, um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam: barcos ou beijos, as águas estremecem.
Desamparadas, inocentes, leves. Tecidas são de luz e são a noite.
E mesmo pálidas verdes paraísos lembram ainda.
Quem as escuta? Quem as recolhe, assim, cruéis, desfeitas, nas suas conchas puras?
Eugénio de Andrade
O primeiro poema que escolhi para relacionar com a temática das Palavras foi um poema de Eugénio de Andrade, As Palavras.
Análise:
Neste poema, Eugénio de Andrade aborda o tema da reflexão sobre o valor polissémico das palavras.
No primeiro verso, São como cristal, o eu poético foca-se mais na comparação, criando expectativa. As palavras são definidas como