palavra
Um conjunto de letras, sons de uma língua, um bem formador de uma sociedade, onde as opiniões se formam e criam a comunicação, sendo que a palavra é um universal próprio da humanidade.
B- Qual o papel e o poder da palavra nas sociedades humanas?
O papel é a palavra como formadora de uma sociedade, representando partes do pensamento humano, e por isto daí constitui uma unidade da linguagem humana, já o poder da palavra é a linguagem como instrumento de poder, oferecendo uma verdadeira alternativa à violência, colocando a língua como meio de comunicação.
C- Elabore um resumo de cada capítulo do texto. O resumo deve conter o assunto principal de cada capítulo e deve ter no mínimo 10 linhas.
Capitulo seis
A primeira palavra
A palavra, como acabaremos de ver, é portadora de três poderes essenciais: ela permite que nos desenvolvamos como pessoas, permite que ajamos de modo cooperativo e oferece uma vez verdadeira alternativa à violência.O estatuto da palavra esta preso em uma certa historicidade: não se faz a mesma coisa com ela na Idade Média Ocidental,na sociedade grega, dentre outras. Essa realidade implica que se reconstitua a história do estatuto da palavra e das condições históricas nas quais seus três poderes apareceram. O que chamamos de palavra justa depende muito do fato de que a palavra seja consciente de si mesma, objeto de uma reflexidade que se ancore no cotidiano da comunicação. A palavra longe de ser “mágica” e “irracional”, procura assim responder concretamente à questão da doença e da desordem.O que podemos concluir então sobre o estatuto da palavra nas sociedades primitivas?Por um lado, um papel central lhe é reconhecido: ela é sinal de humanidade, operadora do real, consciente de si mesma em sua capacidade de progressão. Por outro lado, seu alcance é limitado: ela está sempre vinculada a um quadro que a ultrapassa e não dispõe senão de uma margem de manobra relativamente