Atividades Aquaticas
ATIVIDADES AQUÁTICAS
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividades Aquáticas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antonio Eduardo Ribeiro.
VITÓRIA
2014
Questões
1- Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?
Podemos observar que a maior parte da Terra é composta por água. É compreensível, portanto, o fato de o ser humano ser obrigado a relacionar-se com o meio líquido de alguma maneira, desde o início de sua existência no planeta. Grande parte das civilizações e mesmo qualquer habitat natural desenvolveu-se ao redor de lagos, rios, mares e oceanos devido à fartura de alimentos nesses locais. Para que o ser humano tivesse acesso a esses alimentos, ele precisou perder seu medo e entrar na água. Aprender a locomover-se na água, portanto, foi uma questão de sobrevivência, a qual o ser humano tinha de superar para conseguir o seu alimento ou fugir de algum animal predador.
2- A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da pratica destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sócias e afetivos.
Aspecto físico e motor: auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas (força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade), além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras (caminhar, correr, saltar, elevar-se, remessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar).
No aspecto cognitivo: desenvolve a decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento.
No aspecto social e afetivo: auxilia na interação e no contato com os colegas; contribui na construção da