Pressão arterial
O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado" contra a parede dos vasos sangüíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.
A pressão arterial pode ser medida a vários níveis do sistema circulatório, diminuindo a pressão à medida que o ponto de medida se afasta do coração.
2 MEDINDO A PRESSÃO
Num consultório médico, numa farmácia ou até em casa você pode medir sua pressão. Em geral, ela é medida com um aparelho chamado esfigmomanômetro, que consiste de um estetoscópio,um revestimento para o braço, um mostrador, uma bomba e uma válvula.
A pressão é medida de duas formas:
Sistólica: é a pressão exercida nas artérias durante os batimentos cardíacos
Diastólica: é a pressão exercida nas artérias nos intervalos entre as batidas
A pressão sanguínea é medida em milímetros de mercúrio (mm Hg) e escrita sempre com a pressão sistólica antes da diastólica (por exemplo: 120/80 mm Hg ou 120 por 80). A pré-hipertensão consiste numa pressão sanguínea que está entre 120-139/80-89. A pressão que está em 140/90 ou mais é considerada alta. A pressão pode aumentar ou baixar dependendo da sua idade, condições do coração, emoção, atividade e medicamentos que você toma. Uma vez que ela se apresente alta não quer dizer que você seja hipertenso. É necessário medir várias vezes enquanto você estiver descansando confortavelmente por pelo menos cinco minutos.
3 COMO A PRESSÃO ARTERIAL SE ALTERA DURANTE O DIA?
A pressão arterial varia durante o dia dependendo da sua atividade. Ela aumenta quando você se exercita ou quando está excitado e diminui quando você está relaxado ou quando dorme. Até mesmo a postura - sentado ou em pé - influencia a pressão arterial. Este é o motivo pelo qual os médicos devem aferir várias vezes a pressão arterial para firmarem corretamente o diagnóstico de hipertensão arterial.
4 QUE FATORES PODEM