as paixões da alma
Para isso, seria preciso separar aquilo que pertence à alma e aquilo que pertence ao corpo. O pensamento, por exemplo, é algo próprio da alma, enquanto o calor é tido como algo que dá movimento aos corpos. A alma, portanto, não seria a origem dos movimentos corporais, uma vez que ela não pode mover um corpo frio. Um corpo vivo pode mover os músculos por meio de nervos que partem do cérebro e são estimulados por "espíritos animais" neles contidos. Cada parte do organismo exerce uma função, ficando o coração responsável pela circulação sanguínea que leva calor a outras partes do corpo.
No cérebro, são produzidos os "espíritos animais" que através dos nervos movimentam os músculos de diversas maneiras. Os órgãos dos sentidos estimulam os nervos que, por sua vez, transmitem esse estímulo ao cérebro, fazendo com que a alma tenha diversos sentimentos. Porém, os movimentos do corpo resultantes desse estímulo sensorial podem ocorrer sem a interferência da alma, pois os "espíritos" produzidos no cérebro atingem diretamente, tanto a alma quanto os músculos. À alma cabe apenas os pensamentos relativos às ações, sua vontade, e às paixões geradas pelos espíritos.
As vontades são ações que podem ser realizadas apenas pela alma, quando esta deseja refletir sobre uma ideia abstrata, ou pelo corpo, quando se quer passear e se põe as pernas a caminhar. As percepções que são causadas pela alma estão