Graduação
DATA: 16 DE SETEMBRO DE 2014
DISCENTE: MARIA CELESTINA RODRIGUES DA CUNHA FERNANDES
DISCIPLINA: TOPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA
FICHAMENTO
Art. 1º
“Ação e a paixão não deixam de ser sempre uma mesma coisa com dois nomes, devido aos dois sujeitos diversos aos quais podemos relacioná-la” (p.217)
Art. 2
“O melhor caminho para chegar ao conhecimento de nossas paixões é examinar a diferença entre alma e o corpo, a fim de saber a qual dos dois se deve atribuir cada uma das funções existentes em nós” (p.217).
Art.3
“Tudo que existe em nós e que não concebemos de modo algum como passível de pertencer a um corpo, deve ser atribuído à nossa alma” (p. 218).
Art. 4
“Todo o calor e todos os movimentos em nós existentes, na medida em que não concebemos de modo algum como passível preferível de pertencer a um corpo” (p.218).
Art. 5
“Um erro acreditar que a alma dá o movimento e o calor do corpo” (p.218).
Art. 6
“A morte nunca sobrevém por culpa da alma, mas somente porque algumas das principais partes do corpo se corrompe; e julguemos que o corpo de um homem vivo difere do de um morto, como um relógio ou outro autômato” (p.218).
Art. 7
“Não há quem já não saiba que existem em nós um coração, um cérebro, um estômago, músculos, nervos, artérias, veias e coisas semelhantes; sabe-se também que os alimentos ingeridos descem ao estômago e às tripas, de onde seu suco correndo para o fígado e para todas as veias, se mistura com o sangue que elas contém, aumentando, por esse meio, a sua quantidade” (p.219).
Art. 8
“Não se sabe comumente de que forma esses espíritos animais e nervos contribuem para os movimentos e os sentidos, nem qual é o princípio corporal que os faz agir” (p.219).
Art. 9
“ O seu primeiro movimento é dilatar o sangue que enche as cavidades do coração; e isso é causa de que esse sangue, tendo a necessidade de ocupar maior espaço, passe com