descartes
Vida e Obra
Uma personalidade dominante da história intelectual ocidental, René Descarte foi um filósofo, fisiologista e matemático francês, nascido em 31 de março de 1596, em La Haye, na província de Touraine. Ele foi um contemporâneo de Galileu e Pascal e, portanto trabalhou sob as mesmas influências religiosas repressoras da Inquisição. Faleceu em 1650, pouco antes de completar 54 anos. Os trabalhos de Descartes em filosofia e ciência foram publicados em cinco livros, incluindo “As Paixões da Alma”, sua mais importante contribuição à fisiologia e à psicologia. As contribuições de Descartes à física foram feitas principalmente na óptica, mas ele escreveu extensamente sobre muitos outros temas, incluindo biologia, cérebro e mente. O esteio da filosofia de Descartes pode ser resumida por sua famosa frase em latim: “Cogito, ergo sum” (penso, logo existo). O filósofo foi o primeiro à:
Levantar a doutrina do dualismo corpo/mente.
Propor uma sede física para a mente, e a maneira como ela se interrelaciona com o corpo. Portanto, ele discutiu temas importantes para as neurociências, que vieram a dominar os quatro séculos seguintes, tais como a ação voluntária e involuntária, os reflexos, consciência, pensamento, emoções, e assim por diante.
Obras
Regras para a direção do espírito, O Mundo ou Tratado da Luz
Discurso sobre o método, Geometria , Meditações Metafísicas
As Paixões da Alma
Pensamento
“Será que todas as coisas que já penetraram em minha mente não são mais verdadeiras que as ilusões dos meus sonhos? Ou talvez, toda a minha vida seja algum tipo de sonho? Incluindo a crença de que tenho um corpo? Será que um gênio malígno poderia me levar à crença de que pensar é não existir?”
- Dúvidas do cotidiano e do método investigativo de René Descartes.
“Notei que, enquanto tentava supor que tudo fosse falso, era necessário que eu que pensava isso, fosse alguma coisa. Eu