As organizações vistas como máquinas
Os processos mecanicistas de trabalho e gestão são desenvolvidos em grande parte das organizaçõese, na organização em que há uma maior predominancia de modelo de gestão macanicista, chamamos de organização burocrática.
As organizações tidas como burocratica buscam a padronização na execução de todas as suas tarefas, bem como padronização de ações para cada item que compõe o desenvolvimento processo e costumam estabelecer parâmetros prederminados de comportamento. O funcionamento das organizações burocraticas está diretamente ligado à metas e parâmetros pré-determinados.
A rigidez estabelecida em sua forma de gestão, traz sérios impactos ao comportamentos humanos perantes o trabalho. Padronizar ações faz partes dos objetivos da maquina organizacional e seus metodos são as ferramentas disponiveis para atigir a metas. O processos de transformações da especialização da mão de obras. Com inicio juntos à Revolução industrial, implamentou métodos de mecanização de procedimento, restringindo os profissionais à tarefas com uma série de movimentos repetitivos; enquanto antes da mecanização dos processos, a maioria dos profissionais eram artesãos e realizavam todos o processo de fabricação de determinados item, não apenas uma parte de todos.
A mecanização do trabalho trouxe alienação aos profissionais, fazendo com que haja uma certa redução no nível criativo, e inibindo fatores com a inovação dentro da organização.
A principal contribuição deste modelo está ligada à mensuração da capacidade de organização das rotinas produtivas, adminitrativas e etc da organização. Padronizar ações e procedimentos tende a reduzir erros e ocorrencias fora do padrão operacional.
O papel do Gestor em uma organização mecanizada
Os prinicipais teóricos da administração burocrática e científica, incluem como fatores essenciais aos modelos de gestão burocráticos os procedimentos ligados ao planejamento,organização, comando, coordenação e controle.
A