As obras de hegel
É uma fina camada de gases que envolve a Terra, gases estes que estão quase sempre em movimento, às vezes ascendentes, algumas vezes descendo, a maior parte do tempo se movendo pela superfície da Terra.
Os principais gases da atmosfera incluem nitrogênio (78%), oxigênio (21%), argônio (0,9%), dióxido de carbono (0,03%) e vapor d’água em concentrações variáveis nos quilômetros inferiores.
2) O que é o efeito estufa? Qual é a sua importância para o clima global?
É a ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. É o aumento natural da temperatura da atmosfera global. Os gases que são capazes de reter o calor do sol na troposfera terrestre são chamados gases estufa (CO2 e Ch2).
O aumento nas temperaturas globais desencadeia outras alterações nos sistemas da Terra, incluindo a subida do nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no Ártico, estando associado ao recuo das geleiras de montanha, do permafrost e do gelo marinho. Outros efeitos prováveis incluem alterações na frequência ou na intensidade de ciclones tropicais e outros eventos meteorológicos extremos, extinção de grande número de espécies e perturbações na produção de alimentos.
Impactos que o efeito estufa podem causar: Aumento na frequência da ocorrência de eventos climáticos extremos, Elevação do nível do mar, Perda de cobertura de gelo, Alterações na disponibilidade de recursos hídricos, Mudanças nos ecossistemas, Desertificação, Interferências na agricultura, Impactos na saúde e bem-estar da população humana, Desertificação, Interferências na agricultura, Impactos na saúde e bem-estar da população humana.
3) O que é um gás do efeito estufa antropogênico?