Vida e obra de hegel
Em 1796 escreveu uma Crítica da Idéia da Religião Positiva; em 1807 publica a Fenomenologia do Espírito e em 1812 a Propedêutica Filosófica, que constituem uma introdução à sua doutrina, exposta com mais amplitude na sua obra capital, Ciência da Lógica (1812-1816; em 1817 publica um resumo dos seus ensinamentos intitulado Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Epítome. Em 1818 aceita a cátedra de Filosofia da Universidade de Berlim, onde o seu ensino goza de um prestígio crescente. Em 1821 publica Princípios da Filosofia do Direito
biografia
Biografi Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um dos mais influentes filósofos alemães do século 19. Escreveu sobre psicologia, direito, história, arte e religião.
Filho de um funcionário público, Hegel foi para Tübingen (seminário da igreja protestante) em 1788, onde estudou teologia e filosofia e fez amizade com Schelling.
Após a sua graduação, tornou-se autodidata até 1801, quando começou a lecionar na Universidade de Jena. Forçado a partir devido às guerras napoleônicas, tornou-se diretor de ginásio de Nuremberg.
Casou-se com Marie von Tucher, com quem teve dois filhos. Em Nuremberg, Hegel trabalhou em sua obra "Science of Logic", publicada entre 1812 e 1816. O sucesso desse trabalho lhe rendeu três oportunidades de exercer a pedagogia. Ele lecionou em Heidelberg durante algum tempo e foi para Universidade de Berlim em 1818, tornando-se reitor em 1830. Morreu vitima de cólera no dia 14 de novembro de 1831.
Em seus últimos anos, tornou-se suspeito de panteísmo; sob o boato de que ele duvidava da imortalidade da alma.
Hegel concebeu um modelo de análise da realidade que influenciou Marx, Rousseau, Goethe e até Wagner. Hegel debruçou-se sobre domínios diversos como lógica, direito, religião, arte, moral, ciência e história da filosofia, e em todos eles viu a manifestação do Espírito Absoluto que se materializava através da História Humanidade.
a