Facilitação neuromuscular proprioceptiva
7.1 Definição:
Facilitação: tornar fácil
Neuromuscular: envolve nervos e músculos
Proprioceptiva: diz respeito a qualquer receptor sensorial que envia informações relativas ao movimento e ao posicionamento do corpo. Facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF – proprioceptive neuromuscular facilitation) é uma abordagem de exercício fisioterapêutico que combina padrões de movimentos diagonais com base funcional e técnicas de facilitação neuromuscular para desencadear respostas motoras e melhorar o controle da função neuromuscular. Essa abordagem de exercício, foi desenvolvida nas décadas de 1940 e 1950 com o trabalho pioneiro de Kabat, Knott e Voss. Esse trabalho integrava a análise dos movimentos durante atividades funcionais com as teorias da época sobre desenvolvimento, controle e aprendizado motor e princípios de neurofisiologia, formando os fundamentos de sua abordagem de exercício e reabilitação. Associadas desde o começo à neurorreabilitação, as técnicas de PNF também tem extenso emprego na reabilitação de pacientes com condições musculoesqueléticas que resultam em alterações no controle neuromuscular dos membros, do pescoço e do tronco. Levando-se em conta essa filosofia, certos princípios são fundamentais em PNF:
- PNF é um método de tratamento global: cada tratamento é direcionado para o ser humano como um todo, e não para um problema ou segmento corporal específicos.
- O enfoque terapêutico é sempre positivo; além disso, reforça e utiliza o que o paciente pode fazer física e psicologicamente.
- O objetivo primário de todo o tratamento é fazer com que o paciente consiga alcançar o seu mais alto nível funcional. As técnicas de PNF podem ser usadas para desenvolver força e resistência muscular à fadiga; facilitar a estabilidade, mobilidade, o controle neuromuscular e os movimentos coordenados; estabelecer uma base para a restauração da função. Essas técnicas são úteis ao longo de toda a