As novas tecnologias na sala de aula.
Resumo: O presente artigo tem como propósito fazer uma pesquisa abrindo uma discussão sobre as novas tecnologias, e principalmente os desafios que esta nova inclusão irá propor na sala de aula. A pesquisa procura apresentar os desafios que passa um professor diante dos recursos das tecnologias disponíveis na sala de aula, como uma ferramenta a ser utilizada em favor da aprendizagem, partindo do ponto que temos uma geração de disciente que já nasceu digital, nasceu em um ambiente virtual e como os alunos, professores e equipe pedagógica podem fazer para que o uso desses equipamentos não seja apenas uma forma de entretenimento na sala de aula.
Palavra chave: tecnologias; desafios; aprendizagem; aluno; professores.
Introdução
A evolução para a sociedade do conhecimento, realçando-se na inovação cientifica e tecnológica, nas novas relações entre a informação, o conhecimento e o saber, desencadeou novos contexto e novos desafios perante as convergências dos desenvolvimentos das novas tecnologias da informação e comunicação.
O ensino depara-se atualmente com um novo aspecto de desafios, com implicações ao nível das instituições, de aprendizagem, de professores e estudantes do ensino e conhecimento. Em uma sociedade global e em rede, as novas tecnologias apresentam simultaneamente uma das principais razões por que a mudança é necessária e ofereçam às ferramentas adequadas a reorganização do ensino e da aprendizagem, ou seja, uma reestruturação dos modelos institucionais, num acerto de passo com a nova sociedade do conhecimento e de um novo paradigma educacional.
Nesta nova estrutura educacional é de suma importância à utilização de recursos que contribuem para o conhecimento e desenvolvimento educacional, a utilização destas ferramentas no âmbito educativo torna-se essencial para capturar a atenção deste aluno tornando assim este recurso, esta nova tecnologia, uma ferramenta indispensável para o professor no ambiente escolar.