AS NOVAS CONCEPÇÕES EM GESTÃO NA QUALIDADE TOTAL
Curso de Pós-Graduação em Logística
Nome do Aluno: Leonardo Maraski Medeiros
Data de início: 23/03/2013
Disciplina: Gestão de Qualidade
Data da Entrega: 20/12/2013
AS NOVAS CONCEPÇÕES EM GESTÃO NA QUALIDADE TOTAL
INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização dos mercados percebe-se que as empresas vêm buscando cada dia melhorar, principalmente, seus processos de gestão, produção, logística e de relacionamento com seu publico interno e externo. Este processo de melhoria leva a uma concepção de eficiência e eficácia (fazer mais com menos custos e de forma condizente com a qualidade), ou seja, busca-se um aprimoramento denotado como Qualidade Total para que o resultado final seja o lucro, geralmente. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar algumas concepções de gestão de qualidade total, bem como as transformações ocorridas nas empresas para que elas continuem competitivas frente a realidade do mercado atual.
DESENVOLVIMENTO
A Qualidade Total (QT), por ter uma filosofia de administração essencialmente participativa, tem por princípios básicos que todos pensam, podem e devem colaborar. A implementação de programas de qualidade total implica mudanças de princípios e processos, de atitudes e concepções (BONATO, 2007).
Portanto, a QT é o princípio e a própria ação para a mudança cultural das organizações. A agregação da palavra “Total” à palavra “Qualidade” significa compreender que apenas ações parciais, geralmente corretivas, não são suficientes para alcançar e manter o sucesso no mercado, cada vez mais competitivo e globalizado. Neste sentido, torna-se importante a adoção de padrões normativos como o sistema ISO, que podem agregar novos clientes, por exemplo, com a certificação ISO 14000 e 14001, onde é evidenciado a preocupação com o meio ambiente (SANTOS & SEIFFERT, 2010; CASTRO, 2004).
Em termos de gestão empresarial, essas mudanças geralmente têm como referência siglas como TQM (Total Quality Management), TQC (Total