ANÁLISE DE SEGMENTO: MERCADO DE SOFTWARE – APLICATIVOS MOBILE
João Marcelo Oliveira Jablonski¹
Resumo: O artigo a seguir consiste em uma análise do mercado real da indústria de softwares, especificando o segmento de aplicativos mobile. Para tal, foi utilizada pesquisa bibliográfica, principalmente literaturas de marketing e vendas, porém por se tratar de um mercado recente, iniciado em 2007 com o lançamento do primeiro Iphone® pela empresa norte-americana Apple, não há muito relatos na bibliografia atual. Portanto foi considerado neste objeto de estudo fontes como, sites indicadores aliados a práticas de análise de outros segmentos encontrados nos livrose como resultado se obteve uma análise mercadológica indicadora da viabilidade de novos entrantes na indústria de produção de aplicativos mobile. Por se tratar de um produto intangível, o foco macroeconômico foi utilizado para suaanálise.
Palavras-chave: Softwares. Aplicativos. Segmento de Mercado.
¹Bacharel em Administração de Empresas. Analista de Marketing. Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico.
1 INTRODUÇÃO O cenário de softwares em geral é muito competitivo, e no segmento mobile não é diferente. Há muitos concorrentes, divididos entre empresas, programadores profissionais autônomos, amadores e ainda os que terceirizam suas idéias. Os fabricantes deste segmento focam, em geral, nas funcionalidades a que se destina o aplicativo e não em seu relacionamento com o cliente final. Em relação à segmentação, Las Casas(1997) salienta que, um dos primeiros passos de uma organização é determinar de maneira bem ampla qual o mercado visado para posteriormente selecionar o grupo que elatem maior interesse em atingir, o chamado mercado-alvo. Ou seja, para se obter essa visão e ter uma melhor avaliação do mercado de aplicativos móveis no Brasil é necessário se distanciar no primeiro momento do segmento de software-houses tradicionais e focar em outro mercado, o de