gastrointestinais
Antiespumantes , antiflatulantes, facilitam a eliminação de gases contido no trato digestivo ou que dificultam a formação de espuma nos líquidos digestivos
Dimeticona
Luftal, ruminol e timpanol
Antiácidos
Aumentam o PH gástrico, neutralizando o ácido clorídrico (HCL) usado na prevenção da acidose ruminal também chamada de indigestão aguda.
Antiácido sistêmico pode ser absorvido no trato digestivo e exercer esse efeito no organismo do animal.EX: (NaHCO3) Bicarbonato de sódio.
Antiácido não sistêmico
Exercem seu Efeito fundamental no estomago
Hidróxido de magnésio mg/OH2 carbonato de magnésio mg/CO3
Hidróxido de alumínio AL OH3
Bloqueadores da secreção de ácido clorídrico
São bloqueadores de secreção de HCL ou de seus efeitos , além de reduzir de 10 a 50% a secreção gástrica de HCL retardam o esvaziamento gástrico permitindo interação mais longa entre o ácido e o antiácido.
AntagonistaHistaminérgicos (HA)
Ranitidina e cimetidina, tratamento para Hipersecreção de HCL
Inibidor da bomba gástrica do HCL
Omeprazol
bloqueiam reversivelmente uma bomba localizada na membrana das C. parietais responsáveis pela secreção de HCL chamada HK ATPASE
Misoprostol (citotec)
Analago sintético da prostaglandina tratamento: hipersecreção gástrica
Sucralfato (sucrafil)
Sacarose sulfatada+ hidróxido de alumínio cria barreira protetora sobre a mucosa.
Eméticos
O vomito ou EMESE espontânea representa um mecanismo de defesa do organismo para remover material deglutido ou refluído da 1°porção do intestino, este também pode ser induzido pelo uso de eméticos. Eméticos são usados para produção da Emese nas situações de intoxicação visando impedir ou reduzir a absorção do agente tóxico ingerido e que ainda está presente no estomago.
Antieméticos
A Emese prolongada causa exaustão, desidratação, hiponatremia, Hipocloremia e quando grave alcalose em consequência da perda do acido clorídrico.
Tratamento
Escopalamina, principalmente para controle da