Os desafios para o educador gestor
Os desafios da educação no século XXI nos sugerem a pensar nos seus objetivos e finalidades, seus pressupostos e ambições direcionando ao âmbito da formação de professores e nas concepções de gestão. Avaliando as tendências educacionais e as suas perspectivas, percebemos que a busca e ampliação pela formação continuada perpassam por diferentes conceitos educacionais, que se concentram historicamente construídos pelo sistema.
O professor para se constituir enquanto sujeito do processo de educar na educação formal, necessariamente precisa passar pelo processo de escolarização, ou seja, uma trajetória acadêmica. Ao verificamos a trajetória realizada por muitos professores, podemos elencar diferentes pontos para reflexão, mas neste ensaio o objetivo de reflexionar sobre a relação entre a gestão escolar, a formação do professor e o uso de tecnologias receberá uma ênfase maior, pois são aspectos de grande evidência em nossa atualidade.
Ao conceber que a gestão escolar é uma ação política e pedagógica que se incorpora ao fato de que a ideia gestão educacional desenvolve-se associada a uma conjuntura de outras ideias como transformação e cidadania. Podemos então nos permitir falar em gestão escolar numa proposta entrelaçada entre ações que se realizam no dia-a-dia da escola e a sua definição política e social.
Desta forma gestor necessita ter a consciência que a qualidade da escola é global, devido à interação e as relações estabelecidas entre os indivíduos e grupos que influenciam o seu andamento. Desenvolver a habilidade de relacionar objetivos, ações e resultados, contribuirá ao gestor ter junto de si empreendedores em busca da qualidade na educação , para isto a responsabilidade de ser incetivador e direcionador na formação do professor é um aspecto de grande importância nas atribuições da gestão escolar. Segundo Paro (2008 p.130)
" O gestor escolar deve ser um líder pedagógico que apóia o