COMÉRCIO E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
Curso de Pós-Graduação em Logística
Nome do Aluno: Leonardo Maraski Medeiros
Data de início: 23 / 03 / 2013
Disciplina: Comércio e Operações Internacionais
Data da Entrega:
COMÉRCIO E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em comércio e operações internacionais pensamos nos termos exportação e importação. Como os países não conseguem produzir todos os produtos de que necessitam, especializam-se nas atividades produtivas para os quais se encontram mais aptos, permutando os produtos entre si. O comércio exterior demanda diversas fases e processos que vão ditar a oferta e o preço dos produtos. Todas estas singularidades devem ser conhecidas e observadas atentamente por qualquer gestor de negócios internacionais. Para tanto, objetivamos diferenciar os processos de importação e exportação, demonstrar os principais pontos envolvidos nesta modalidade comercial visando, de uma forma sucinta, esclarecer suas peculiaridades e pontos de atenção.
DESENVOLVIMENTO Para um melhor entendimento sobre comércio e operações internacionais, precisamos definir e diferenciar exportação de importação: Importação: significa trazer de outros países bens produtos e serviços, geralmente, não produzidos aqui, ou de melhor qualidade, ou ainda, com preços melhores; Exportação: levar, geralmente por venda, para outros países bens produtos ou serviços. (GRANZOTTO, 2002).
A exportação assume grande relevância para a empresa, pois é o caminho mais eficaz para garantir seu próprio futuro em um ambiente globalizado cada vez mais competitivo que exige das empresas plena capacidade para enfrentar a concorrência tanto interna quanto externa. Para o país a atividade exportadora tem também importância estratégica, pois contribui para a geração de renda e empregos, para a entrada de divisas que equilibram a balança comercial e para a promoção do desenvolvimento tecnológico e econômico. A diminuição da carga tributaria também é atrativa, já que