As necessidades de avanço da qualidade social do ensino
FUNDAMENTOS E METODOS DA SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR
RIO BRANCO
NOVEMBRO / 2014
As necessidades de avanço da qualidade social do ensino
A estrutura organizacional de uma instituição tanto pedagógica quanto física não está suprindo as necessidades e expectativas dos alunos de hoje. A introdução de novos elementos e ferramentas tecnológicas não estão sendo suficientes para estimular os alunos, existe uma carência grande em muitas instituições como a falta de laboratório, áreas de lazer, auditórios adequados, salas multimídia, bibliotecas com diversidade, isso causa uma necessidade de avançar mais, criar novos componentes de estimulo que propicie um aprendizado mais significativo.
Nesse sentido é necessário promover inovações pedagógicas nas escolas publicas com melhorias das condições de trabalho docente e formação continuada, organização de conteúdos com tempo e diversidade segundo as necessidades de cada aluno, articulando propósitos didáticos e sociais.
O supervisor escolar tem o papel de garantir que a escola cumpra sua função social e construção do conhecimento, sua ação é atribuída a funções complexas em parceria com o educador e o corpo docente de uma instituição, no qual lidera estabelecendo o posicionamento de fazer, agir, movimentar, orientar, questionar e motivar, tendo todo envolvimento possível dentro de uma instituição, Libâneo (2002, p. 35) refere-se ao supervisor educacional como "um agente de mudanças, facilitador, mediador e interlocutor".
É necessário ações que busquem uma pratica coletiva para que escola e comunidade trabalhem juntas, existem alguma aspectos que o supervisor pode desempenar como:
1. Cronograma atividades para a escola com participação ativa de alunos e professores.
2. Construção de projetos voltados à escola e a comunidade em que o aluno possa ter liberdade e participação no desenvolvimento.
3. Planejamento dos planos de aula visando um