resenha do documentario "COMO A TERRA FEZ O HOMEM"
O planeta terra tem sido muito estudado dos últimos séculos, com observações geográficas, físicas, químicas e biológicas. Porém, o melhor registro que possuímos da história de nosso planeta está em nós, nosso corpo, nossa mente. A terra moldou o homem assim como se moldou, e as mudanças podem ser observadas junto às mudanças que nós, seres humanos sofremos ao longo de toda nossa existência.
. Arremessar:
Arremessar é uma capacidade exclusiva do ser humano, e somos capazes de arremessar com extrema precisão. Há cerca de 2,6 milhões de anos atrás, ao passarem pela era do gelo, nossos ancestrais sofreram com a seca e a falta de comida e tiveram que se tornar caçadores melhores, por sua vez, aprendendo arremessar lanças para caçar. Nossos corpos se tornaram perfeitos para isso nesta fase de adaptação.
. Soluços:
Há 400 milhões de anos, quando nossos ancestrais ainda eram peixes, a transição do ambiente aquático para o terrestre demandava que os peixes respirassem dentro e fora da água. O soluço é um reflexo que surgiu nessa época para impedir a entrada de ar nos pulmões dos peixes, e assegurando assim que se mantivessem vivos.
. Nossa audição
Há 260 milhões de anos, nossos ancestrais eram dimetrodontes, que possuíam 3 ossos no ouvido, que os permitia uma audição aguçada. As espécies da época foram quase todas extintas devido a explosões vulcânicas denominadas “a grande agonia”, e esse réptil, que é um dos que sobreviveu, deu origem aos primeiros mamíferos e posteriormente a nós, e herdamos suas capacidades auditivas.
. Arrepios:
65 mil de anos atrás, pequeno mamíferos como ratos habitavam a terra juntamente com dinossauros. Os mamíferos, para se proteger do frio, parecer maiores e outras funções, eriçavam os pelos da mesma forma que nos arrepiamos, e devido o fato que descendemos deles, o arrepio ainda é uma característica presente nos humanos. Quando houve a extinção em massa dos dinossauros devido à queda de um asteroide, esses