resenhas
Resenha : O Pesadelo de Darwin
O Pesadelo de Darwin (Darwin’s Nightmare (Áustria/Bélgica/França/Canadá/Finlândia/Suécia, 2004)
Direção: Hubert Sauper
Documentário
Duração: 1::45:18
O Pesadelo de Darwin (Le Cauchemar de Darwinis, título original em francês / Darwin's Nightmare, em inglês) é um documentário de 2004, escrito e dirigido por Hubert Sauper e resultante de uma parceria entre a França, Bélgica e Áustria..
O documentário aborda os efeitos sociais e ambientais no Lago Vitória na Tanzânia provocados pela indústria de pesca. O filme estreou em 1 de Setembro de 2004 no Festival Internacional de Cinema de Veneza e foi nomeado/indicado para o Oscar de melhor documentário em 2006.
Nome perfeitamente adequado a um projeto que lança olhar nada agradável aos dejetos da globalização, “O Pesadelo de Darwin” vai muito além do significado primário da expressão. Em tese, o pesadelo a que o título se refere é uma tragédia ambiental existente no Lago Victoria, o segundo maior do mundo, localizado na Tanzânia. Nos anos 1960, uma espécie de peixe predador chamada perca do Nilo foi introduzida no local, como tentativa de oxigenar a frágil economia dos vilarejos ribeirinhos, baseada na pesca. O peixe deu lucro, sim, mas também acabou por extinguir mais de 200 espécies nativas, arrasando o ecossistema local e comprometendo o futuro da vida no lago. E a situação sócio-econômica da população não melhorou muito.
Mais ou menos na metade do documentário, um pescador discursa e oferece um segundo sentido ao título do filme. Tentando explicar as terríveis condições sociais do lugar, o homem procura adaptar a teoria da evolução das espécies à