Resenha do documentário: “As andorinhas: nem cá nem lá”.
Faculdade de Ciências Integrais do Pontal
Geografia da População
Docente Prof. Dr. Dr.º Carlos Roberto Loboda
Discente Conrado José Maciel
Resenha do documentário: “As andorinhas: nem cá nem lá”.
O documentário “As andorinhas: nem cá, nem lá” trata das mais diversas consequências que a escassez de emprego no norte de minas traz para a sociedade local.
O documentário relata diversos aspectos da sociedade atual, como: o desemprego, a extrema desigualdade social, desperdício em grandes potências, demonstra também a força que a democracia em prática pode exercer nos países a qual é a base da organização social.
O trabalho da terra é inseparável de todo o contexto geográfico regional. A agricultura e a vida rural podem ser exclusivas, sustentam toda a sociedade e todos os aspectos regionais são explicados pelo substrato agrícola e rural ou podem ser subordinadas totalmente aos imperativos de uma economia e sociedade industrial polarizadas nas cidades.
O campo reuni as condições e as modalidades da produção agrícola, sua forma e aspecto, assim como as casas, a aldeia, as estradas e os meios de transporte, o equipamento rural e regional, o comportamento das pessoas são a expressão de uma civilização da qual o setor agrícola e rural é parte integrante.
O documentário relata a dura vida dos trabalhadores rurais do norte de minas que eram donos da terra por ideologia hereditária e uso da terra por várias gerações. No entanto, as terras foram atribuídas a latifundiários que deixaram de utilizar a terra para o realizar o plantio de eucalipto.
Isso fez com que o emprego no campo diminuísse drasticamente, deixando os trabalhadores locais ociosos. Assim, os mesmo tiveram que procurar outras formas de emprego durante metade do ano, na outra metade os mesmos migravam para a região de Ribeirão Preto, SP, para trabalhar na colheita da cana-de-açúcar em condições sub-humanas.
Essa dinâmica causa um processo desenfreado de