Adjetivos, substantivos e verbos
Os gramáticos chamam de substantivos toda palavra que dá nome às coisas que existem (pires, janela, ar, Deus, anjos, panela, grama, dinheiro, arroz, água, tábua etc. ). Isso se aplica às palavras que existem só na nossa imaginação também (Saci, mula-sem-cabeça, duendes etc.). São considerados substantivos também as palavras que resultam de uma ação (brincadeira (ato de brincar), colheita (ato de colher), saída (ato de sair), operação (ato de operar), compra (ato de comprar) etc.)
São chamados de adjetivos as palavras que servem para diferenciar uma coisa de outra: rosa amarela, rosa branca. A palavra 'rosa' é um substantivo. É um substantivo comum - uma espécie de coisa existente. Mas, as palavras 'amarela' e 'branca' foram suficientes para distinguir uma rosa da outra. Não é? - Essa é a função dos adjetivos. Eles especificam, modificam, qualificam. Veja: estudioso, bondoso, romântico, grande, magro, roxo, longo etc. São exemplos de adjetivos. Às vezes esses adjetivos se mostram por uma forma mais complexa: panela de pedra, olho de vidro etc. Quando um adjetivo vem junto com uma preposição, chama-se locução prepositiva. É o caso desses exemplos que dei agora.
E agora, o verbo? Muitos alunos não conseguem achar o verbo na frase. O verbo é a palavra que alguém usa para expressar no tempo (tempo mesmo - presente, passado, futuro) uma ação, um acontecer, um estado de alguém ou de alguma coisa. (mais ou menos isso...)
Em tudo que se escreve há uma intenção de dialogar com alguém - contar alguma coisa para alguém (o escritor para o leitor). O verbo tem a intenção de situar esses dizeres. Há um linguista francês que diz que o verbo é o enredo de um pequeno drama, que é a frase. Vamos treinar?:
«Papai corta o bolo.» (verbo - corta (cortar)// tempo - presente)
«Maria ri.» (verbo - ri (rir) - tempo presente)
«Fizeram uma limpeza geral na cozinha.» (fizeram - verbo (fazer) // tempo - passado)
Mila estudará para a prova.»