Gramática-Adjetivo, Substantivo, Artigo, Pronomes Possesivos, Pronomes Demonstrativos, Pronomes Pessoais e Verbo
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe um atributo como qualidade, defeito, estado, condição, etc.
Exemplo:
Homem Bom (Qualidade)
Menino Traquina (Defeito)
Moça Feliz (Estado)
Família Rica (Condição)
O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: Linda Moça ou Moça Linda. Da mesma forma que os substantivos, os adjetivos contribuem para a organização e descrição do mundo em que vivemos. Assim, distinguimos uma fruta azeda de uma doce por exemplo.
Substantivo
Substantivo é um termo com origem no latim “substantivu” que significa “substancial”. Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que vê, ouve, sente ou imagina.
Exemplo:
• Casa, Avião, Grito, Música, Felicidade, Amor, etc.
Os substantivos podem variar em Gênero (masculino e feminino), Número (singular e plural) e Grau (aumentativo e diminutivo).
Quanto ao elemento que designa, o substantivo classifica-se em: Próprio (Brasil), Comum (cidade), Concreto (caneta), Abstrato (beleza), Simples (flor), Composto (beija-flor), Primitivo (carro), Derivado (carrinho).
Artigo
Dá-se o nome de artigo às palavras que se antepõem aos substantivos para indicar se esses têm um sentido individual, já determinado pelo discurso ou pelas circunstâncias, chamados definidos, ou se os substantivos não são determinados, chamados indefinidos.
Por exemplo, quando se diz o príncipe, o artigo o indica que o substantivo príncipe deve ser tomado em um sentido individual, que a circunstância do Reino e da Nação, em que vive o autor da frase, o determina.
Por outro lado, quando se diz um príncipe é digno de casar com uma princesa, ou um crime tão horrendo merece a morte, etc, o artigo um que se fala, no primeiro caso, de um indivíduo e, no segundo caso, de um crime individual, porém o sentido é vago, e não se deseja nomear este príncipe ou este crime.
Os artigos devem