minha vida
Walter Salles, o artigo realiza uma dupla abordagem, convidando o leitor a acompanhar a viajem do filme (interpretação da aventura/viagem realizada por dois jovens em busca de suas identidades e seu processo de amadurecimento) e viajar pelo filme (percorrer o itinerário, as aventuras, as paisagens e as experiências dos personagens).
Palavras-chaves: Cinema; Turismo; Imaginários; Diários de Motocicleta. No novo contexto global, caracterizado pelo grande desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação ganham destaque na vida cotidiana das pessoas: passam a ser sua principal fonte de informação e lazer. Os acontecimentos ganham visibilidade através dos canais de comunicação, transformando as atividades humanas. Thompson (1998) afirma que os avanços tecnológicos da comunicação e da informática criaram novas formas de sociabilidade, produzindo uma dinâmica diferenciada nas relações sociais da contemporaneidade: a sociabilidade mediada.
Na sociedade midiatizada os aspectos simbólicos ganham maior destaque com a predominância dos meios de comunicação nas relações sociais. As mensagens transmitidas pelos veículos de comunicação acabam por formar uma cultura da virtualidade real
(Castells, 1999a). As representações simbólicas transmitidas pelos canais da mídia acabam por se tornar o “real”, uma vez que os indivíduos interagem diretamente com a mensagens midiáticas na construção de sua realidade.
Nesse universo de representações simbólicas as imagens transmitidas se transformaram na principal forma de leitura da realidade. É através da leitura das imagens que os indivíduos criam sentido para a sua realidade, criando padrões de referência para a sua atuação social. Os