as leis do carisma
Profª. Loryse Maura Petterle e-mail: Lorysemp@hotmail.com
Cel.: 41 84021467
“Para nos comunicarmos efetivamente, devemos compreender que somos todos diferentes na maneira como vemos o mundo, e usar esse entendimento como guia para nossa comunicação com os outros.”
Anthony Robbins
ATITUDE DE EXCELÊNCIA
Formação da Percepção Humana
A Percepção Humana
A percepção que cada indivíduo faz do mundo que o rodeia é algo que se vai construindo através do processo de comunicação interpessoal que este estabelece, sendo, por conseguinte, um processo interno.
Todo o fenômeno de percepção está desenvolvido em função do contexto sócio cultural em que cada um de nós está inserido.
Nós captamos a realidade que nos rodeia através dos sentidos, estando constantemente a receber sensações de vários tipos. Ora um ser humano não é um ator passivo perante estes estímulos, pelo contrário, seleciona-os, descrimina-os e age sobre eles, dando-lhes uma interpretação única.
Diferentes sujeitos, perante os mesmos objetivos, desenvolvem interpretações diferentes.
Cada indivíduo organiza os diferentes estímulos captados e integra-os, num quadro coerente e significativo, que constituirá o seu próprio mundo.
Percepção: é feito através dos canais de filtragem das experiências que são: visual, auditivo, olfato, tato e gustação, sendo que os três últimos chamaram de sinestésico.
Acuidade sensorial: é a capacidade individual de usar com qualidade esses três canais de comunicação.
Aquilo que vemos é aquilo que de fato é real para nós.
Apesar da singularidade e subjetividade das percepções humanas, elas podem ser partilhadas com outros dado que em muitas situações são semelhantes. É a chamada realidade perceptiva consensual que pode ser verificada através de:
Validação Consensual
Repetição
Percepção Multisensorial
Comparação
A partir destas