As interações sociais na sala de aula
PEDAGOGIA
título do trabalho
AS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA
INTRODUÇÃO
O texto resumido é argumentativo, seu meio social é a escola, o autor é VYGOTSKY e o teme é: O Papel das Interações Sociais na Sala de Aula. A ideia principal do texto é a interação, o autor nos leva a refletir que temos que criar um pressuposto com meta inseridas na realidade que vivemos, criar situações para que os alunos se tornem cidadãos independentes, que sejam pessoas livres para pensar apresentar suas ideias.
As atividades elaboradas para os alunos tem que levar em conta as interações com o meio que ela vive, as interações levam a criança ir além das ideias, de forma a instrumenta-la para o exame da realidade. Não se pode discutir a relação entre o sujeito e objeto sem discutir seu papel enquanto promotora de conhecimento. Os questionamentos sobre a função da escola e o seu papel na sociedade tomaram diversos rumos nos últimos anos, onde o professor foi pressionado a rever sua prática e avaliar os resultados com suas crianças.
DESENVOLVIMENTO
Como seres humanos passamos a construir a nossa história só, e com a participação dos outros e a apropriação do patrimônio cultural da humanidade. Na relação com o outro, adquirimos informações que não faziam parte do nossos conhecimentos. Essas trocas são a marca dos seres humanos, em constante transformação. Vimos que, desde que nascemos, fazemos parte de um ou mais grupos. É através da nossa atuação em diferentes grupos que nos apropriamos aos modos de comportamento da cultura.
Na teoria sócio interacionista de Vygotsky a criança é vista como um sujeito criador e recriador de cultura. A construção do conhecimento acontece com a interação social entre individuo (criança) e o contexto sócio- histórico meio em que vive e a história de vida em que se insere. Sabemos que a criança desde o nascimento possui uma inteligência que orienta suas ações no mundo. Essa inteligência tem