Tecnologia
Processo de Formas Farmacêuticas Líquidas
Formas Farmacêuticas Líquidas
Líquidos:
Definição:
“São preparações formadas pela dispersão de um ou mais fármacos em um solvente adequado, ou em uma mistura de solventes miscíveis entre si.”
Tipos:
Soluções
Suspensões
Emulsões
Aplicação
Orais
Tópicas
Parenterais
Formas Farmacêuticas Líquidas
Colírios;
Soluções Otológicas ou auriculares;
Errinos;
Colutórios;
Soluções Cavitárias: Enemas e duchas
Xarope
Elixires
Suspensões
Emulsões
Injetáveis
Tinturas
Soluções:
Em termos farmacêuticos, soluções "são preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias químicas dissolvidas num solvente adequado ou numa mistura de solventes mutuamente miscíveis".
Considerando-se os usos específicos das soluções farmacêuticas, podem ser classificadas como: soluções orais, soluções auriculares, soluções injetáveis soluções oftálmicas ou soluções tópicas.
Além do fármaco, nas soluções podem estar presentes outros solutos.
Estes geralmente são incluídos para corar, aromatizar, edulcorar a solução, ou para conferir-lhe estabilidade.
Ao se formular ou preparar uma solução, o farmacêutico precisa utilizar informações sobre a solubilidade e a estabilidade de cada um dos solutos presentes em relação ao solvente ou ao sistema solvente empregado.
Devem ser evitadas: combinações de fármacos ou adjuvantes que ocasionem interações químicas ou físicas que possam afetar a qualidade terapêutica ou estabilidade do produto.
Vantagens: Rapidez de absorção no trato gastrointestinal (em relação às cápsulas e comprimidos); Facilidade de deglutição (adequado para idosos e crianças ); Homogeneidade na dosificação (melhor que suspensão independe de agitação); Flexibilidade de doses.
Desvantagens:
Dificuldade de acondicionamento e transporte; Apresentam menor estabilidade físico-química e microbiológica, do que