As interações dos níveis de leitura
Março de 2014
Watila Cauane Sampaio dos Santos
Caroline Lima
Daniel Lopes Jardim
Gedson do Carmo Carvalho
Ilda Mendes de Carvalho
Suzi Cardoso
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Março de 2014
As interações dos níveis de leitura
Os níveis de leitura, segundo o livro, o que é leitura, autora Maria Helena Martins, são inter-relacionados, ou seja, ocorrem ao mesmo momento tempo.
Não devendo supor a existência isolada de cada um desses níveis, talvez possa até existir, porém sempre há prevalência de um ou outro. Isso ocorre pelo simples fato de ser próprio da condição humana inter-relacionar sensações, emoção e razão na tentativa de ser expressar, buscar sentido ou compreender algo.
Os níveis de leitura quando hierarquizada, se deve ao propósito de fisionomia organizada, como se trata o exemplo abordado no livro. Cada leitor terá sua aproximação com a forma de ler, a dinâmica com sua relação com o texto que vai determinar o nível predominante.
À medida que desenvolvemos nossas capacidades sensoriais, emocionais e racionais, também desenvolvemos nossas leituras nesses níveis.
Para compreender a leitura é preciso o encontro de uma necessidade, desejo de expansão sensorial, emocional ou racional, tendo a vontade de querer mais.
O homem é um ser pensante por natureza, porém a sua capacidade de raciocínio necessita de um treinamento. Para a leitura efetiva implica aprendermos determinadas técnicas. Mas, cada leitor tem que descobrir sua técnica para aprimorar seu desempenho.
Enfim a leitura é algo surpreendente, e o aprimoramento da mesma poderá transformá-la em algo ainda mais gratificante.