AS INFLUENCIAS DA PEDAGOGIA BRASILEIRA
Sabemos que a educação é a chave para compreender as pessoas, as suas ações, seus desejos e percepções e o mundo em que vivemos. Sabemos também que sermos dotados de certos valores e ter uma vida bem sucedida, é necessário ter uma vida baseada numa boa educação. Por isso é muito importante que os mecanismos para uma boa educação sejam bem definidos para que se possa garantir o sucesso na aprendizagem e o sucesso na formação.
No inicio quando o Brasil era colônia de Portugal o ensino não tinha importância nenhuma e quem estudava era somente os filhos dos portugueses. Os outros não tinham oportunidades de estudar, a não ser, em raros casos em escolas jesuíticas. Quando o Brasil se tornou independente começa a aparecer os primeiros traços da educação, mas a maioria da população brasileira eram escravos, quase não existiam escolas e nem professores e a elite que estudava era sempre fora do país.
A educação é um direito humano fundamental que está previsto na Constituição Federal e na LDB ( Lei de Diretrizes e Bases). Assim percebemos que educação é lei e que todos devem ter acesso e que isso é obrigação do Estado. Então que educação é um direito por isso devemos exigir educação para todos e de qualidade.
Foi assim que a educação passou por várias transformações, hoje temos a LDB e é ela que dita às diretrizes e bases da organização do sistema educacional. A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi criada em 1986, outra versão foi aprovada em 1971 e a terceira que é a que ainda está vigente foi sancionada em 1996. Essa é a lei orgânica e geral da educação brasileira, ela não é detalhista e dá liberdade para as escolas, para sistema de ensino dos municípios e dos estados.
Além da LDB temos na educação brasileira os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) que são a referência de qualidade do ensino no país e foi elaborada pelo Governo Federal. São os PCNs que estabelecem pilares fundamentais para guiar a educação e a própria