Fichamento A EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL REPUBLICANO
FICHAMENTO
A EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL REPUBLICANO
Paulo Ghiraldelli jr.
PALAVRAS CHAVE: Desenvolvimento, Concepções Pedagógicas, Política Educacional,
TEMA: As diversas fases da Pedagogia no Brasil.
REPRODUÇÃO DO TEXTO DA LEITURA:
1.0 A possibilidade de um novo país livre do regime de trabalho escravo, e arcaico arcabouço jurídico-político monárquico, as elites intelectuais discutiam os rumos da nação professando idéias sobre federalismo, democracia e educação para todos.
2.0Entre os anos de 1894 e 1917 foram marcados por um visível arrefecimento da discussão educacional e pedagógica no seio das elites dominantes. Em contrapartida aos interesses das classes dominantes pela educação popular, o nascente proletariado urbano desenvolveu experiências educacionais inovadoras e independentes do estado.
2.2 Os trabalhadores socialistas fundaram escolas agregadas aos seus sindicatos, essas experiências não puderam sobreviver por muito tempo, dada a violências dos setores dominantes frente ao movimento operário.
2.3 Em 1914-1918 as elites intelectuais constatavam que 85% da população era analfabeta e que a república pouco havia feito em matéria de educação no sentido de transformar o súdito em cidadão.
2.4 O Brasil dos anos 20 passou a sentir uma razoável influência americana, que não se limitava somente a área econômica, evoluindo rapidamente para o campo cultural e educacional.
2.5 A literatura educacional do país passou a receber influencia das universidades americanas, que produziam e disseminavam o ideário pedagógico de Escola Nova.
3.0 Após 1930 a urbanização, a expansão do mercado interno e o inicio do ciclo de migrações no sentido Nordeste-Sul foram modificando as características sócias do país.
4.0 Os liberais vieram a público expressar formalmente suas idéias através dos manifestos pioneiros da educação nova.
4.1 O texto do Manifesto se desenvolveu em dois níveis: