As habilidades do administrador contemporâneo
Em comemoração ao Dia do Administrador, 9 de setembro, o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) promoveu a palestra As Habilidades do Administrador Contemporâneo proferida por Dalmir Sant’Anna, palestrante e mágico profissional que utiliza o ilusionismo para despertar a motivação, a importância do trabalho em equipe e a elevação da auto-estima.
A área de administração está intimamente ligada às transformações do mundo contemporâneo. Com as inovações tecnológicas e as mudanças nas formas de gestão das organizações, o administrador precisa ter capacidade de se adaptar. O desafio é conciliar as orientações da administração tradicional com as rápidas transformações do mundo dos negócios, completa.
Desempenhar as funções administrativas e alcançar vantagem competitiva são os fundamentos do trabalho de um administrador. Os administradores necessitam de uma gama de habilidades para implementar e executar as funções, podemos agrupar as habilidades em três categorias: habilidade técnicas, habilidades interpessoais e de comunicação e habilidades conceituais e decisórias.
Ex. especialistas em contabilidade, especialistas e sistemas de informação, especialistas em marketing. Os administradores dependem menos de suas habilidades técnicas básicas à medida que ascendem na organização, mas essas habilidades fornecem os conhecimentos necessários para as novas responsabilidades, assim como para uma apreciação das atividades de outras pessoas na empresa.
As Habilidades interpessoais e de comunicação influenciam o modo como o administrador trabalha com as pessoas. Em função do tipo de comunicação e das relações interpessoais podemos dividir os administradores em tradicionais e contemporâneos.
A medida que se adquirem maiores responsabilidades, devem-se exercitar as habilidades conceituais e de decisão Administrador destacado. Para se tornar um administrador verdadeiramente destacado é necessário que sejam lideres