Processos administrativos etapa 5 passos 1,2,3,4
Administração da ação empresarial
Após realizada a análise sobre os artigos: “ O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica” e “Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem”, podemos perceber que ambos retratam a mesma idéia e até se complementam.
O primeiro artigo enfatiza a importância do administrador para a organização, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos; através de estudos reveladores de grandes estudiosos sobre suas atividades de trabalho. Aborda também de forma muito clara e específica as atividades que um gerente contemporâneo empreende nas organizações atuais, e exemplifica as habilidades necessárias para que o gestor atual possa ter sucesso em seus empreendimentos. Trata-se de um artigo mais prático do que teórico, pois não se adentra profundamente em questões conceituais, abordando mais especificamente questões de ordem prática.
Já o segundo artigo, focaliza que a aprendizagem organizacional promove competências e um conjunto de valores, e quando associada às ferramentas gerenciais, é capaz de transformar as organizações, já que servem como propostas aplicáveis às diversas situações que os administradores enfrentam no cotidiano. Também trata-se de um artigo bem prático que passa para o leitor detalhes relacionados à aplicabilidade de ferramentas de gestão, demonstrando os benefícios e a importância destas ferramentas para o gestor contemporâneo.
Em relação ao aspecto prático, ambos os artigos são coerentes com a proposta de Chiavenato, pois consideram uma abordagem bem mais atualizada a respeito do desenvolvimento de processos administrativos. Porém, como não poderia de deixar de ser, a obra de Chiavenato é muito mais abrangente, explora conceito profundamente e demonstra aspectos práticos destes conceitos.
Sob uma visão geral e crítica uma das características do trabalho do administrador é a tensão entre a ação instrumental que é própria da organização e a ação substantiva