Casos de uso
Caso de uso é a técnica para capturar os requisitos funcionais de um sistema, descrevendo as interações típicas entre os usuários do sistema e o sistema em si. Cada caso de uso representa um cenário onde o usuário irá interagir de alguma forma com o sistema. Este cenário posteriormente será detalhado e fornecerá informações vitais no processo de análise.
(Martin Fowler, em seu livro UML Distilled, 2003)
O diagrama de Caso de Uso é representado por:
Atores - Um ator é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator. Um ator é um usuário do sistema, que pode ser um usuário humano ou um outro sistema computacional.
Casos de uso - é representado por uma elipse e um rótulo com o nome do caso de uso. Um caso de uso define uma grande função do sistema. A implicação é que uma função pode ser estruturada em outras funções e, portanto, um caso de uso pode ser estruturado.
Relacionamentos entre estes elementos - Que ajudam a descrever casos de uso entre um ator e um caso de uso.
Estes relacionamentos podem ser:
Relacionamento simples – representado por uma linha sólida conectando o ator ao caso de uso o qual ele interage. A linha indica que o relacionamento é bidirecional, o ator envia e recebe informações do caso de uso; pode também ser unidirecional, o ator só envia ou recebe informações. É o único relacionamento existente entre atores e casos de uso.
Relacionamento de inclusão (include) – ocorre quando um caso de uso precisa dos recursos de outro, desejamos reduzir a complexidade de um caso de uso ou evitar repetições. É representado por uma seta tracejada rotulada com a palavra << include >>. A seta aponta para o caso de uso solicitado.
Relacionamento de extensão (extend) – ocorre quando um caso de uso precisa de recursos de outro, não sendo vitais para a realização do mesmo. Em outras palavras, um caso de uso pode usar os recursos de outro, não sendo obrigatório esse uso. É representado por uma seta