As funções atuais da escola
O texto aborda as políticas que envolvem a ação pedagogia, curricular e as formas de organização dos trabalhos escolares, o processo de formação de cidadãos críticos e reflexivos e a qualificação do profissional da educação.
São diversos os fatores que causam impacto na educação escolar, são fatores econômicos, sociais e culturais ,fatores esses ,que ocorrem devido ao avanço tecnológico e o processo de transformação pelo qual a sociedade decorre.
O profissional da educação necessita estar atento as novas exigências do mercado, deve qualificar-se ,ter maior flexibilidade e a capacidade de tomada de decisões,bem como trabalhar em equipe,afim de alcançar um objetivo comum,que é a educação.
Nessa perspectiva o docente atentará na sua formação e pratica pedagógica,pois devido ao avanço tecnológico o mercado de trabalho necessita de profissionais qualificados para atuar na sociedade,portanto essa qualificação quem garantirá, será o professor,pois essa educação será determinante no processo de inclusão ou exclusão de futuros profissionais para atender a demanda do mercado.
No processo de globalização a política e a economia são em parte, responsáveis pelo aumento do individualismo e da insensibilidade social, com isso agrava-se a exclusão social e proporciona um aumento entre os indivíduos no processo de aquisição do conhecimento.
O professor deve estar atento, pois na escola há uma enorme diversidade cultural, portanto este deve educar para uma educação social, para os valores humanos.
Outro fator importante é a revolução informacional, pois devido ao avanço tecnológico a grande massa da população tem acesso a canais direto de informações, assim o educador também deve procurar recursos para uma melhor interação com os meios.
Cabe ao professor inteirar-se da informação, e repassá-la com um saber sistematizado ao educando, pois a informação é necessária, contudo não é fonte de conhecimento.
A