sociologia da educaçao
PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
SUPERVISÃO EDUCACIONAL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?
R= Na Grécia Antiga a supervisão era tida como “treinamento para estudantes”, servia para controlar as atividades realizadas pelas escolas.
2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.
R= FISCALIZADORA- nesta fase a função de supervisor era confundido com inspetor, sendo assim ele cuidava mais das partes burocráticas e fazia valer as normas e regimentos da escola com relação a horários e outros.
CONSTRUTIVA- onde a ação do supervisor e orientadora que busca encontrar e definir as dificuldades da aprendizagem agindo a favor da educação em busca de cursos e capacitações pessoais e profissionais.
CRIADORA- e a fase que estamos vivendo atualmente onde o supervisor realmente exerce sua função como profissional da educação juntamente com professores e corpo escolar em busca do aprimoramento do ensino aprendizagem e da melhor forma de educar.
3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.
R= O Supervisor