EOEEI Ana 16 02 SEI Uni I RF Bb
2837 palavras
12 páginas
Unidade IESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Profa. Ana Lucia M. Gasbarro
Introdução
A disciplina Estrutura e Organização da
Escola de Educação Infantil tem o objetivo de provocar reflexões sobre:
a formação de professores;
as relações entre o histórico e as funções da Educação Infantil;
as alternativas para a Educação Infantil e os diversos contextos socioculturais das crianças; Introdução
a importância da intervenção educacional desde os primeiros anos de vida para a formação da cidadania;
o reconhecimento de um currículo para a
Educação Infantil adequado à ampliação da aprendizagem das crianças.
Infância
As instituições de Educação Infantil fazem parte de um contexto social e histórico; portanto, é importante conhecer um pouco da trajetória das concepções relacionadas à infância d t das dentro d sociedades i d d ao longo l do d tempo para entender a atual situação e adequar a ação pedagógica.
Infância
Antes do Renascimento, não havia preocupação e atenção às crianças pequenas. A infância começa a receber atenção na medida em que os problemas relacionados ao abandono, aos elevados índices de mortalidade e, principalmente, à criminalidade infantil, começam a incomodar a sociedade.
Infância
Não havia conhecimento sobre a infância como uma fase da vida do ser humano; a vida, em sua fase inicial, tinha pouco valor. Infância
Havia negligência das famílias, falta de higiene, de saneamento básico, crenças sobre os cuidados para a cicatrização do umbigo, alimentação inadequada, pouca idade da mãe para dar à luz um filho.
A falta de cuidados à criança colaborava para os altos índices de mortalidade e demonstravam o descaso com a infância; as famílias de poder aquisitivo mais elevado não se ocupavam de seus pequenos – esse não ã é um problema bl dos d tempos modernos .
Infância
Era alta também a quantidade de crianças que morriam no seio de famílias zelosas, pois não havia vacina; muitas doenças eram desconhecidas