AS FORMAS DE GOVERNO
INTRODUÇÃO
Sabemos que o conceito de Estado é muito complexo e admite várias definições. É consenso que três são os elementos formadores do Estado: População, Território e Governo. Cada Estado organiza o seu governo, que são as decisões políticas que mantêm a ordem social dos indivíduos do Estado. As Formas de Governo é a maneira com que os órgãos fundamentais do Estado se formam, assim como seus poderes e relações; ou seja, designa a organização política do Estado ou conjunto de indivíduos a quem é confiado o exercício dos poderes públicos.
FORMAS DE GOVERNO
Forma de Governo é o nome dado a instituições políticas que são utilizadas para determinar a maneira de administrar uma nação. Cada instituição política busca o poder político bem como seu exercício. As formas de governo originam as práticas governamentais, que são as características de cada governante.
As diversas formas de governo são classificadas em diversas modalidades seguindo as escolas de pensamentos dos filósofos que as classificaram.
Aristóteles divide as formas de governo em normais - que visa ao bem da coletividade - e anormais - que visa ao bem-estar somente dos governantes. As formas normais, formas puras, também podem ser subdivididas em Monarquia, Aristocracia, Democracia e Teocracia. Já as formas anormais podem ser: Tirania, Oligarquia, Demagogia e Cleocracia.
Maquiavel, fundador do pensamento e da Ciência Política moderna, considerava que somente existem duas formas de governo: Monarquia, com passagem do poder de forma hereditária ou vitalícia; e República, com eleições periódicas.
Montesquieu elaborou a base do pensamento moderno de forma de governo, dividindo em três espécies:
a) republicano: povo, como um todo, possui o poder;
b) monárquico: um só governa, de acordo com as leis estabelecidas;
c) despótico: um só governa, sem obedecer às leis
Até hoje, prevalece a monarquia e a república.
São formas de governo:
Monarquia: Forma política que tem o