As FARC
Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo - também conhecidas por FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista que se autoproclama guerrilha revolucionária marxista-leninista. Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia mediante táticas de guerrilha.
A origem das Farc remonta às disputas entre liberais , comunistas e conservadores na Colômbia. Em 1948, os liberais, com apoio dos comunistas, iniciaram uma guerra civil contra o governo conservador.
Manuel Marulanda Vélez, codinome de Pedro Antonio Marín - Tirofijo ("tiro certeiro") foi o fundador e comandante em chefe das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas - Exército do Povo (FARC-EP).
As FARC são consideradas uma organização terrorista pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados unidos, Canadá e pela União Européia. Os governos da África, Equador, Bolívia, Brasil, Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação. O presidente Hugo Chávez rejeitou publicamente esta classificação em Janeiro de 2008 e apelou à Colômbia como outros governos a um reconhecimento diplomático das guerrilhas enquanto "força beligerante". Cuba e Venezuela adotam o termo de "insurgentes" para as Farc .
As FARC-EP continuam a se definir como um movimento de guerrilha. Segundo estimativas do governo colombiano, as FARC possuem entre 6000 a 8000 membros, uma queda de mais da metade dos 16 000 em 2001 (aproximadamente 20 a 30% deles são recrutas com menos de 18 anos de idade ). Outras estimativas disponíveis avaliam em mais de 18 000 guerrilheiros, números que as próprias FARC reclamaram em 2007 numa entrevista com Raul Reyes.
As FARC-EP estão presentes em 15-20% do território colombiano, principalmente nas selvas do sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes. Segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as FARC controlam a maior parte do refino e distribuição de cocaína dentro da