farc
A FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é a maior guerrilha da Colômbia, e controla uma grande parte das áreas rurais do país. A FARC surgiu em 1964 como uma facção informal do Partido Comunista. As ideias iniciais da organização eram de lutar por uma revolução social. Porém, nas últimas décadas, a FARC tem ajudado e protegido a produção de cocaína na Colômbia. A FARC, que é composta por aproximadamente 10.000 combatentes, ataca o governo colombiano por meio de sequestros, assassinatos e combate armado.
CURDOS
Os curdos são o maior povo do mundo sem território próprio. Os curdos têm sido oprimidos e vítimas da política mundial e desde o rompimento do Império Otomano até o final da primeira Guerra Mundial foi-lhes prometido seu próprio país, mas ainda hoje não conseguiram ver essa promessa realizada. A atual situação dos curdos no Iraque reflete a imagem do mundo acerca desse grupo: revolucionários bandidos e um povo que luta entre si mesmo.
APARTHEID
O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
QUESTÃO DE PALESTINA
Chama-se de “Questão Palestina” o conflito surgido com a criação do Estado de Israel em 1948 culminando com a 1 Guerra Árabe-Israelense. O conflito se deve ao confronto entre duas ideologias nacionalistas: o Sionismo, movimento judeu surgido no século XIX e que prevê a criação de uma pátria judaica, e o nacionalismo árabe que tomou força com a queda do Império Otomano e culminou com a criação da Liga árabe em 1945.
CRIMINEIA
A Guerra da Crimeia foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península