introdução
Pedagogia – 0717
Professora: Paula
CURRÍCULO: SEU CONCEITO E SIGNIFICADO
O currículo é uma palavra proveniente do latim currere, que indica caminho, trajetória, um percurso a ser realizado nas relações existentes entre escola e sociedade. Desta forma, vamos pensar em um labirinto, com todos os seus contornos e caminhos complexos, que precisam ser superados para que se encontre a saída mais adequada.
Assim, por traçar caminhos educacionais, o currículo não é apenas um campo meramente técnico ou sistemático, mas um instrumento flexível e crítico, que é permeado por questões sociopolítico-econômicas.
Conforme Moreira e Silva (2001, p. 7-8), “o currículo é considerado um artefato social e cultural. [...] implicando relações de poder. O currículo transmite visões sociais particulares”. Nesse sentido, o currículo é polissêmico, histórico, representando a síntese e seleção de conhecimento e valores que irão caracterizar o processo social e cultural que estará presente e organizado no trabalho pedagógico.
A palavra curriculum aparece pela primeira vez, conforme Hamilton (1992), no Oxford English Dictionary no ano de 1633, em um atestado concedido a um mestre na sua graduação, na Universidade de Glasgow, Escócia. No entanto, estudos mais aprofundados surgiram somente no final do século XIX e começo do século XX, nos Estados Unidos.
O estudo do currículo foi reconhecido como uma nova área do conhecimento educativo, sob influência dos educadores americanos John Dewey, Franklin John Bobbitt e Ralph Tyler.
Ambos enfatizaram a importância da organização, dos objetivos, do caráter técnico de como fazer o currículo, ficando conhecido como as “teorias tradicionais”
Mas enfim o currículo constitui um tema central que deve estar presente na formação inicial e continuada do educador. A demanda social e educacional tem apoiado a necessidade de um professor reflexivo com significativa sensibilidade teórica para elaborar