farc
Quem são e quais são seus objetivos
Surgida em 1964, As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são um grupo de rebeldes de ideologia comunista cujo objetivo declarado é tomar o poder no país pela força. Gostam de se autodenominar "guerrilheiros marxistas", dada a inspiração esquerdista que tiveram quando da sua criação, em meio a uma guerra civil ocorrida na Colômbia nos anos 60. Há muito tempo, entretanto, degeneraram em uma espécie de seita de fanáticos que vive á custa do tráfico de cocaína e de toda sorte de barbaridades. Contam atualmente com 16.000 homens.
45.000 colombianos morreram pelas mãos de seus integrantes.
Como realizam seus objetivos
Sequestros, tráfico de drogas, extorsão e assassinatos são as principais técnicas que a Farc ultiliza. Estupros de reféns e tortura também são realizados, como descreveu Consuelo González, uma das cativas libertadas em janeiro. Suas vitimas são acorrentadas pelo pescoço, obrigadas a marcharem forçadas no meio do mato e submetidas a cirurgias improvisadas com facas de cozinha. Além disso, recrutam boa parte de seus novos membros entre garotos de 10 a 14 anos de idade. Após se embrenharem na selva, os jovens são isolados do mundo exterior, da família e perdem o próprio nome, substituído por um "nome de guerra".
A relação das FARCS com o tráfico de drogas
Os sequestros e o contrabando de drogas, em especial da cocaína, são práticas comuns nas Farc, pois através desses recursos a organização obtém dinheiro para se equipar militarmente. Entretanto, a partir da década de 1980, o grupo intensificou a exploração do narcotráfico e a violência, fato que desvirtuou seu foco de atuação, passando a ser considerada uma organização terrorista, que tem como principal objetivo a produção e venda de drogas.
Seus reféns e a recente libertação de Ingrid Betacourt Nos últimos doze anos: 7.000 sequestrados passaram pelos cativeiros das Farc. Hoje: mais de 700 reféns em poder dos guerrilheiros, que