Pelos Olhos de Maisie
O filme conta a história de Maisie, uma garotinha de sete anos que está no meio do divórcio dos seus pais, Beale, um galerista influente, e Susanna, uma cantora de rock. Ambos usam da garota para brigar e gerar a discórdia entre si. Quando o juiz decide que eles devem compartilhar a guarda de Maisie, Beale e Susanna fazem de tudo para tentar mostrar-se mais capaz de cuidar da criança do que o outro. Seguem-se disputas e mais disputas no desenrolar do filme e descobrimos junto com Maisie um significado novo para a palavra “família”.
No texto Família, vemos que o modelo de família que consiste em pai-mãe-filhos é um conceito moderno e é acatado pela sociedade. Esse modelo é usado para ponderar e colocar à margem outros modelos, considerando-os problemáticos e desestruturados. O discurso usado pela classe dominante é puramente moralista uma vez que não existe nenhum cunho científico que explique o que há de errado com as outras formas.
Se usarmos o filme como exemplo, ele quebra com todas as regras de famílias que já foram impostas nas últimas décadas pela sociedade. A garotinha, deixada de lado pelos pais, encontra carinho nos braços de Margo, sua babá que casara com Beale pouco tempo depois de ele separar de Susanna, e Lincoln, o barman com quem sua mãe tivera um caso e que fora obrigada a casar para que pudesse ter a guarda compartilhada da filha. Ainda assim, mesmo que irresponsáveis, os pais dela sempre deixam claro que a amam não importa o que aconteça, muito embora seus empregos venham em primeiro para que Maisie possa ter um bom futuro.
No caso de Maisie, ela teve sorte por que seus pais viviam confortavelmente em Nova Iorque e jamais faltou algo para ela, mesmo quando a garota foi viver com