Diferenças entre cultura do tomate e batata.
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
5º PERÍODO DE AGRONOMIA
PESQUISA: Diferenças entre cultura do tomate e batata.
Imperatriz
2014
CULTURA DO TOMATE
Clima
Tomateiros são cultivados no mundo todo, mas não suportam extremos de temperatura, ou seja, não crescem bem nem em baixas temperaturas (< 16°C), que prejudicam o crescimento da planta e diminuem a taxa de germinação das sementes, nem em altas temperaturas (> 27°C), que prejudicam a formação dos frutos. Geralmente o tomateiro cresce melhor entre 20°C e 24°C, embora existam cultivares adaptados a temperaturas um pouco mais altas ou um pouco mais baixas. Em regiões sujeitas a geadas e a baixas temperaturas, os tomateiros costumam ser cultivados dentro de estufas.
Quanto à umidade do ar, os tomateiros são sujeitos a menos doenças quando cultivados sob uma condição de baixa umidade do ar. Alta umidade do ar favorece o surgimento de doenças e pragas nas plantações de tomate.
Luminosidade
Os tomateiros geralmente crescem e produzem melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto.
Em regiões de clima quente e intensa luz solar, um local mais fresco e bem iluminado, sem sol direto nas horas mais quentes do dia, pode ser melhor para o cultivo dos tomateiros que um local com sol direto e altas temperaturas. Contudo, o resultado pode variar bastante de cultivar para cultivar e de região para região.
O tomateiro é tolerante quanto ao tipo de solo, devendo-se apenas evitar solos argilosos com tendência ao encharcamento.
Melhores resultados são, contudo, obtidos em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.
Irrigação
O tomateiro necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve ficar encharcado, pois o excesso de água prejudica as raízes do tomateiro.
Plantio
As sementes de tomate podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta,