lalala
• Amarela: é a degeneração gordurosa do tecido medular vermelho.
Periósteo: membrana de tecido conjuntivo que envolve os osso. Reveste todo o osso, exceto onde houver cartilagem (hialina) articular (zonas de articulação). É vascularizado e inervado. Dele partem fibras para o interior do osso que levam vasos sanguíneos, cuja função é fazer a nutrição do tecido ósseo. Na camada mais interna há pode osteogênico, ou seja, poder de formar ossos (regeneração, crescem em espessura). A camada mais externa é fibrosa. Na cartilagem articular não há periósteo.
O eixo sagital se desloca sobre o eixo longitudinal, dividindo o organismo em dois antímeros (direito e esquerdo) que, apesar de serem bastante semelhantes, apresentam diferenças importantes tanto à ectoscopia como à endoscopia. Tal assimetria pode ocorrer na forma de determinados órgãos, na posição, ou em ambos os casos. A simples presença de um órgão ímpar já ocasiona assimetria.
Antimeria Divisão do corpo em duas metades (direita e esquerda) pelo plano sagital.
Assimetrias normais De forma: quando a forma dos órgãos é diferente. Ex.: pulmões, lados das faces.
De posição: quando a posição em que os órgãos se encontram é desigual. Ex.: rins (o rim esquerdo é mais alto que o direito por causa da posição do fígado).
Assimetrias anormais De forma: inversão morfológica, crescimento anormal. Ex.: lobo de Riedel no fígado. De posição: distopia, deslocamento anormal.
• Transposição: um órgão desloca-se no sentido correto, mas não atinge o ponto normal. Ex.: apêndice, quando está mais para cima.
•