as faculdades n o preparam para o mercado de trabalho
Os estudantes universitários ou de cursos técnicos devem ser capacitados a se adaptarem ao ambiente de trabalho e ter noção do trabalho que querem antes de concluírem seus cursos. Falamos aqui do auto conhecimento, saber de suas capacidades e quais habilidades são necessárias para a boa execução de um trabalho e para exercer sua profissão com eficácia.
É grande a distância entre a teoria passada em sala de aula e a prática no ambiente organizacional . Nenhuma faculdade conseguirá ensinar as técnicas de gestão em uma sala de aula, ou o como preparar uma aula, gestão de conflitos. Isso o estudante aprenderá na pratica e com experiências, pois, cada organização tem uma cultura própria.
A paixão pelos estudos e pelo que se faz vem com o auto conhecimento e uma ideia do trabalho futuro. Sem essa ideia clara do trabalho, será inevitável a insatisfação, aborrecimento e inquietude, enquanto esmiúçam livros de teóricos pensadores de suas áreas. Se faz necessário entender os impactos destes conhecimentos em sua vida profissional ou, os alunos terão uma baixa exigência de seu desempenho acadêmico e se satisfarão com um pequeno rendimento já que não tem noção de futuro e que não conseguem associar a teoria com o ambiente real.
Os cursos superiores e técnicos ainda são muito teóricos para capacitar para o mercado de trabalho. Porém, nada impede que se trace o caminho profissional prático por conta própria. Quando há paixão, se age da forma inversa. Um estudante que tem paixão pelos seus estudos e para ser competitivo no futuro emprego, vai tentar adquirir o máximo de conhecimento e experiência enquanto estiver na