O papel do psicopedagogo diante da inclusão escolar
A inclusão social tem sido cada vez mais discutida na área da educação. Esse debate tem gerado grandes impasses, pois as faculdades de pedagogia não preparam os profissionais para lidar com inclusão social. O que ensina nas faculdades são apenas as leis de inclusão e nada mais.
Tal problemática me fez refletir sobre a minha formação acadêmica, pois durante meu curso de Pedagogia não fiz nenhuma disciplina que explorasse ou me desse subsídio para compreender e orientar os docentes e discentes da educação especial.
Dessa forma pretendo nesse projeto de pesquisa, expor como os profissionais da educação estão despreparados para lidar com a inclusão social. De outro lado, irei mostrar que existem escolas preocupadas com a inclusão, que favorece recursos indispensáveis para a boa inclusão social dessas crianças como materiais adaptados e profissionais qualificados.
Esse projeto não pretende dar receitas prontas para lidar com as dificuldades que o professores enfrentam em sala de aula, mas sim que é possível fazer uma inclusão que faz a diferença na vida de uma criança.
1.2 Tema do Projeto
A pesquisa pretende relatar o retrato dos professores do Município de São Paulo diante da inclusão social.
O interesse pelo tema surgiu das dificuldades que os educadores enfrentam perante aos alunos com necessidades especiais durante o processo de inclusão em salas de aula.
Muitas escolas não possuem estruturas adequadas para incluir essas crianças. Algumas não possuem materiais adaptados, rampas, portas, escadas adequadas, etc.
Por outro lado, existem escolas que tem essa preocupação perante a inclusão. E que fazem toda a diferença durante o período que a criança com necessidades especiais permanecem nessas escolas.
Os dados sobre a pesquisa serão bibliográficos, através de pesquisas com educadores e pesquisas de campos em escolas que trabalham com a inclusão social. Através das coletas desses dados o trabalho finalizado. 1.3 Problema da