Um Tiro No Escuro
1 ANO DE GEOGRAFIA-DISCIPLINA PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA: ALINE VENTURINI
TRABALHO- RESUMO DO TEXTO “UM TIRO NO ESCURO”
ALUNO(A): TAYNARA JAINE DA MAIA N° 33
Um tiro no escuro
Este texto foi criado por Thomas Wood Jr. e retrata as questões da escolha o direcionamento profissional.
O tema preocupa muitos jovens, pais e profissionais da educação, tanto que existe uma associação para orienta-los e uma revista cientifica dedicada ao tema. Todos os anos, muitos jovens se preparam para o exame do vestibular.
O crescimento do numero de vagas não foi suficiente para atender a demanda crescente e a demanda por alta qualidade, chegando à relação candidato/ vaga a quase uma centena, deixando pais e filhos nervosos.
Muitos jovens antes não tinham acesso à faculdade, primeiramente por barreira econômica, muitas instituições privadas nasceram e prosperaram, graças ao novo mercado criado. O sistema publico deixa a desejar em vários aspectos, graças as querelas politica, governança excêntrica e interesse corporativista.
Aos 17 anos os jovens tem o desafio de definir seu próprio futuro, alguns já fazem o que querem outros não. Alguns seguem a filosofia “deixa a vida me levar”
Muitos jovens procuram se analisar, só utilizam de livros de autoajuda, analisam o mercado atual e futuro, para daí fazerem uma escolha profissional.
Além das dificuldades naturais, o estudante é envolvido por paixões e ansiedades envolvidas, além da competição existente entre escola e cursinhos, todos querendo as maiores taxas de sucesso no vestibular.
Alguns jovens após ingressarem em um curso superior, acabam interrompendo logo depois e tenta seguir outros caminhos, outros terminam o que começaram e vivem frustrados. Seria bom utilizar o exemplo de países do hemisfério norte, iniciando os estudos com conteúdos mais genéricos e para que a decisão definitiva ocorra mais tarde.