Escola Estadual Professor Jo O Cruz
A Economia Brasileira no século
XXI
Nome: Adriele de Mello, nº: 01.
Professora: Lucila série: 2ºEMD.
Capitulo 1: Introdução. Este trabalho passado pela professora Lucila, cujo tema escolhido de diversos assuntos foi “A Economia Brasileira no século XXI” tem como o papel desenvolver e abrir nossas mentes em relação ao nosso país, em que estado ele se encontra, se nossa pátria está indo bem quando o assunto é de economia. Vejamos a seguir ao decorrer das estruturas obrigatórias do trabalho passada pela professora.
Capítulo 2: Procedimentos.
O Brasil do século XXI teve três grandes anos na economia: 2007 2008 e 2010. A política social interna com a valorização real do salário mínimo e a ampliação e a consolidação da bolsa família. A política econômica com a facilitação do acesso ao crédito. O efeito multiplicador na economia aumentou os postos de trabalho e a massa salarial, realimentando a expansão. Estes fatores incorporaram dezenas de milhões de brasileiros ao mercado consumidor. Seja do aumento do consumo dos alimentos básicos ao acesso dos bens duráveis. Isto foi tão forte que muito auxiliou um ano neutro e não de recessão em 2009, com queda de 0,3% do PIB.
A situação externa com o ritmo constante do aumento das cotações das commodities, que já vinha desde a virada dos anos 2000. O valor exportado pelo Brasil quase quadruplicou entre 2000 e 2008. Proporcionando a acumulação de reservas cambias, o que trouxe tranquilidade, visto que desde a segunda crise do Petróleo, mais de duas décadas antes, este era o principal ponto de desequilíbrio. Como provavam as crises cambiais recorrentes do período.
Com o crescimento do mercado interno e a acumulação das reservas, em moedas estrangeiras, aumentando a segurança, o crescimento do investimento externo direto multiplicou-se por cinco, entre 2003 e 2007. Infelizmente em grande parte para a especulação: dívida pública e mercado mobiliário.
Chegamos a