As Exportaçoes Mundiais
SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Professor Luis Chamorro
AS EXPORTAÇÕES MUNDIAIS
Julho
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar os fatores que afetam a exportação brasileira.
O Comércio Exterior Brasileiro despontava a partir de 2003 como uma oportunidade para o futuro econômico da nação, ano em que grandes mudanças ocorriam no Brasil.
Porém, muito pela frente ainda dependerá da renovação tecnológica que o país apresentará ao mundo nos próximos anos.
Para chegar-se a um modelo de renovação, ou mesmo, revolução tecnológica, passando por forte evolução em Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico com Inovação (PD&I), e seus resultados nas esferas de emprego civil e militar, é necessário que a Economia do país seja antes conduzida de modo estável e realmente profissional, com planejamento a longo prazo, além da duração de um, dois ou três governos de mentalidades opostas.
O Brasil deve buscar fortalecer os laços de amizade com aqueles que possam, sobretudo, impulsionar a expansão de seu ''espaço da prosperidade''.
Aposta-se hoje na expansão do Mercosul para um Mercado da América do Sul, e em acordos bilaterais emultilaterais com China, Índia, Associação do Sudeste Asiático, Rússia, África do Sul e África, e Grupo de 22 países do Oriente Médio.
Mas nunca deve-se deixar para trás mercados ricos como os EUA, a União Européia (UE) e o Japão que, em algum dia, ainda merecerão novos e gigantescos esforços comerciais.
Na geração de superávits da balança comercial, o setor de produtos básicos tem se destacado, apresentando a maior taxa de crescimento entre 2002 e 2008 (330,8%). Seguido pelos setores de semi-manufaturados (202,0%), produtos industrializados (185,4%) e manufaturados (180,8%).
Dentre os produtos básicos, os que mais se